Kinect tem problemas para identificar jogadores negros, afirma site

Isto está com cara de notícia comprada pela Sony, que não teve sucesso em seu PS3 com realidade aumentada. Cuidado pessoal para não serem manipulados pelos tiozinhos do JN.

O site especializado em games GameSpot afirmou que, em testes realizados com o sistema que utiliza movimentos dos jogadores para comandar ações no videogame Xbox, da Microsoft, o aparelho teve problemas para reconhecer a face de usuários negros. O criador do sistema, o brasileiro Alex Kipman, disse que o resultado dos testes não condiz com a realidade, já que o sistema, segundo ele, funcionaria de forma independente da cor da pele dos jogadores.
Dois funcionários – os dois de pele negra – da publicação testaramo aparelho e afirmam que o sistema teve dificuldade de reconhecer suas faces. Este recurso permite que o Xbox 360 acesse a conta de usuário do jogador automaticamente, além de permitir, em conversas por meio de vídeo, seguir o rosto do jogador. Por conta da falha foi necessário se conectar à conta de usuário do console manualmente, usando um joystick.
O GameSpot disse que apenas a face dos funcionários negros não foi reconhecida, problema que não afetou os games, que puderam ser jogados normalmente. Para este caso, o sistema mapeia o corpo, identificando onde estão os braços, pernas, cabeça e tronco, o que, de acordo com o site, funcionou sem problemas com todos os seus funcionários. Entretanto, a publicação diz que houve problemas quanto um negro tentou entrar em uma partida, já que o recurso depende do sistema de reconhecimento de face.
Durante evento de lançamento mundial do Kinect realizado nesta quinta-feira (4) em São Paulo, o criador do acessório, o brasileiro Alex Kipman, desmentiu as afirmações de que o aparelho não reconheceria pessoas com a pele negra.
“O Kinect não identifica o usuário pela cor da pele. Ele reconhece a distância do jogador da câmera, o que é identificado por meio de tons de cinza. Quanto mais próximo, o jogador fica em tom de cinza claro, quanto mais longe, o tom é cinza escuro”, afirmou. “Além disso, o Kinect tem uma câmera com sensor de calor, para conseguir identidicar o jogador”.
Não é a primeira vez que aparelhos recebem críticas por possíveis falhas no reconhecimento de faces de negros. No final de 2009, um vídeo feito por dois funcionários de uma loja de PCs mostrou que computadores da HP com câmeras embutidas não reconheciam a face de pessoas negras, recurso que permitia seguir o rosto do usuário enquanto ele fala por meio de vídeo, por exemplo.
Na época, a HP culpou a tecnologia da câmera, afirmando que “os algoritmos padrões que medem a intensidade do contraste entre os olhos, a bochecha e o nariz” provocaram os problemas. A empresa disse que era preciso ter uma boa fonte de luz para evitar estes problemas.
FONTE:G1

Uma curiosidade interessante marcou o lançamento do Kinect: segundo o Gamespot, várias pessoas com pele negra estão tendo dificuldades no reconhecimento facial. Esse recurso foi desenvolvido para detectar um jogador simplesmente eetrando na frente do campo de visão do Kinect, eliminando a necessidade de escolher um jogador antes de iniciar o jogo.

Essa é uma falha relativamente comum em webcams com reconhecimento facial, especialmente as de baixa resolução, onde a pele morena ou negra fica mais difícil de se detectar e rastrear; digamos que quanto mais branca a pessoa, mais ele reflete a luz, maior contraste fica a face com o ambiente e mais fácil fica para o sistema. A Microsoft informou que desenvolveu o produto para trabalhar com pessoas de todas as formas e etnias, e que qualquer problema deve ser relatado à empresa, e que a luminosidade ambiente é muito importante para o correto funcionamento.

Quero ver o samba comer no Kinect…


2 respostas para “Kinect tem problemas para identificar jogadores negros, afirma site

Deixe um comentário